5 Tendências do Verão europeu no Copenhagen Fashion Week

05:21

Nessa segunda-feira, foi dada a largada na temporada de Primavera-Verão 2026/2027 nas passarelas do Copenhagen Fashion Week, mas quem acompanha o Lab há mais tempo sabe que normalmente eu faço uma análise do Street Style dessa semana de moda. Acho interessantíssimo como os dinamarqueses se vestem e como os convidados, em geral, nessa semana de moda parecem ter mais leveza e liberdade pra se vestir. Até a montação é diferente!



Primeira tendência desse verão europeu e minha atual obsessão em confirmá-la:

Calça Bloomer

A típica calça de algodão, meio bombachinha, da Era Vitoriana começou a aparecer timidamente aqui na Europa e agora também como peça principal no street style do Copenhagen Fashion Week.

Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Essa é uma das peças que se inspira no mood de época, tendência que já esta mapeada no Guia de tendências de Outono-Inverno 2026/2027. 


Copenhagen Fashion Week @reprodução 


Camisaria 

Mas não camisaria básica, falo de camisas com modelagens que referenciam a arquitetura, outra tendência mapeada e forte para a temporada de Outono-Inverno 2026/207. Nas ruas de Copenhagen vamos abotoamentos laterais, proporções maximalistas e assimetrias. 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 


Copenhagen Fashion Week @reprodução 


Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 



Chinelos

A tendência que justamente foi identificada nessa semana de moda, nesse post em 2022, segue fortíssima e com várias atualizações. 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 


Uma das atualizações dessa tendência é a entrada do chinelo da The Row (esse vermelho da foto, que parece um chinelo da Kenner) na lista desse quadrimestre da Lyst, que traz os itens mais desejados na indústria da moda.

Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Se marcas gringas estão surfando na onda dos chinelos como peça de moda, nós brasileiros, que temos o chinelo como item básico do dia a dia, não podíamos ficar de fora. E claro que a Havaianas, nossa maior referência nesse universo, não ia perder o timing.

Imagem: Reprodução instagram @havaianaseurope


No embalo da tendência e com o timing certeiro da Copenhagen Fashion Week, nasce a parceria Havaianas x Zellerfeld, que mistura inovação tecnológica com design ousado. A Zellerfeld é uma marca alemã especializada em calçados feitos por impressão 3D sob demanda, ou seja, cada par é produzido sob medida, o que torna o processo muito mais consciente. O modelo lançado nessa collab é esse aqui da foto: super anatômico, com um visual futurista e uma proteção frontal que deixa o pé coberto, diferente dos chinelos tradicionais.

Imagem: Reprodução instagram @havaianaseurope

O lançamento rolou no desfile da OpéraSport, marca escandinava que apresentou a collab direto na passarela da semana de moda de Copenhagen. Além do apelo estético, achei interessante como esse modelo carrega tanto inovação quanto funcionalidade (não dá pra usar ele pra sair da manicure, mas também dá pra usar ele sem fazer as unhas).

OpéraSport - Copenhagen Fashion Week @reprodução


Entre a tendência dos chinelos e uma pequena adaptação, temos os tamancos de dedo. Uma forma de desfilar pelo street style do evento dentro do hype da tendência, mas sem descer do salto. 


Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 


Estampa Poá

Ela já está em todas as lojas na Europa e também no guia de tendências do próximo inverno, mas, sinceramente, eu já a tenho como um clássico e só coloco como tendência quando é impossível deixar de fora. E, dessa vez, é o caso. É impressionante como essa temporada de street style de Copenhagen parece saída de ensino médio de colégio: metade dos convidados veste poá preto com fundo creme.

Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 


Moda para comunicar

Outra coisa que me chamou atenção nessa semana de moda foi como a moda segue sendo uma ferramenta poderosa de comunicação. Do ponto de vista da semiótica, cada peça carrega um significado que vai muito além da função prática: é signo, é código, é mensagem. 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 


Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 


E, no Copenhagen Fashion Week, isso ficou ainda mais evidente com alguns convidados usando lenços palestinos e camisetas pró Palestina. Esses elementos, que poderiam ser apenas acessórios ou estampas para quem vê de fora, na verdade funcionam como declarações visuais. A roupa vira discurso. No meio de um mar de tendências, essas escolhas lembram que vestir-se também é tomar posição e ocupar espaço com a própria narrativa.

Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 

Copenhagen Fashion Week @reprodução 








 



















Guia de tendências | Outono - Inverno 2026/2027

03:00

Estamos muito felizes em anunciar o lançamento oficial do nosso Guia de Tendências Outono-Inverno 2026/27, voltado para os segmentos de moda feminina, acessórios e calçados.


Desenvolvido com base nas principais semanas de moda europeias, o conteúdo foi cuidadosamente criado na Europa e adaptado ao mercado brasileiro, oferecendo uma análise completa e estratégica para marcas, consultores, estilistas e profissionais que atuam com pesquisa e desenvolvimento de produto.

Nesta edição, o guia foi organizado por temas, o que facilita o entendimento e a aplicação das tendências de forma prática, rápida e altamente comercial.

O que você encontra nesta edição:

  • As principais tendências da temporada, com tradução visual e comportamental;

  • Destaques em cortes, cores, tecidos, estampas e acabamentos;

  • Leitura aprofundada do comportamento de consumo no cenário atual;

  • Tendências em acessórios e calçados com foco em inovação e desejo de compra;

  • Inspirações reais direto das passarelas europeias.

Se você trabalha com criação, curadoria, desenvolvimento ou estratégia de coleção, este material foi feito para você.

Acesse o link aqui e conheça todos os detalhes do guia.
Garanta o seu e leve sua marca para o próximo nível nesta temporada.

Os tênis mais desejados na primavera europeia

06:42

 Já comentei por aqui em outro post que a Adidas conseguiu o sucesso do Adidas Samba com ajuda de muito PR, ele não era um modelo que vendia organicamente e a imprensa foi a saída mais estratégica dos últimos tempos.



A Adidas segue fazendo isso e tentando emplacar novos modelos, já que, pelo menos aqui na Europa, a maioria já tem um Adidas Samba pra chamar de seu e, inclusive, na liquidação de inverno, ele estava com bastante desconto em várias lojas.

Deixando de lado toda a mágica das relações públicas, hoje vim falar de um modelo que realmente é tendência e está super esgotado nas lojas daqui: o Adidas Taekwondo Ballet. <3

Sei que o balletcore foi uma trend do TikTok há tempos, mas agora ela volta como tendência real,  pelo menos nos calçados.

 

@itsyourgirlsamanthaa adidas taekwondo mei ballet sneaker on repeat! alsooo obsessed with this top! #balletsneaker #springfashion2025 #casualoutfit #adidastaekwondo ♬ original sound - Ashley Gonzales Cañaveral


Outro modelo alternativo da Adidas e claramente promovido pela marca, é o Adidas Taekwondo com mais carinha de tênis.


Além dos modelos da Adidas, outro queridinho da temporada é o Puma Speedcat ballet. Ele figura em listas dos mais buscados na internet e recentemente participou da última edição do Copenhagen Fashion Week, no desfile da OpéraSport. 


Além do aumento nas buscas pela internet, ele já aparece em fotos de street style e diversos vídeos de looks no Tiktok.


Na versão prateada, que tanto a Adidas como a Puma tem, ele ganha um ar menos romântico e funciona super bem com looks mais casuais e tons da temporada, como o yellow butter ou amarelo manteiga :)



Tendências Inverno 2026 | Calçados & Acessórios

08:19

 










Estou no meio da pesquisa para o guia de tendências e, nesse momento, como vejo muitas fotos, acaba surgindo uma série de assuntos que gostaria de comentar, mas que talvez se percam no meio de tanta informação no guia.



Uma das marcas que mais valorizou neste último semestre, a Miu Miu traz uma lógica muito boa: se você não criou a tendência, tire proveito dela com seu produto.

Durante anos, a Adidas tentou emplacar o Adidas Samba com várias ações de relações públicas com blogueiras e um senso comum de que ele estava em alta—quando, na verdade, ainda não estava. Isso se arrastou por anos, até que, finalmente, o Adidas Samba explodiu em vendas e realmente virou tendência. Agora, a Adidas tenta emplacar outros modelos com a mesma fórmula (tenho certeza de que você já viu posts dizendo que o Adidas Samba já não é o tênis da moda e que, estranhamente, agora são outros modelos da Adidas).

Pois bem, o que a Miu Miu fez foi se antecipar a tudo isso e lançar seu próprio Onitsuka Tiger. E faz todo sentido—afinal, ela é a Miu Miu e já tem seu público, que certamente está disposto a usar um modelo da moda assinado por sua marca favorita e super hypada.




Somado ao tênis, temos os detalhes que a Miu Miu sempre traz em suas coleções e que fazem dela a marca que é hoje. Nesta temporada, as meias cheias de aplicações de brilhos e lurex apareceram em peso na passarela da marca. Junto aos tênis, essa é uma ótima estratégia para manter seu estilo girlie e cool.



Essa é uma temporada com muito destaque para o rosto e a parte superior do corpo, e, com isso, ganhamos um inverno 2025/2026 cheio de acessórios. Um deles é o broche, que apareceu em todas as semanas de moda. Em alguns looks, ele surge de forma super utilitária, enquanto em outros é apenas um ponto de atenção—geralmente em formato de flor e dourado.


Seguindo a mesma tendência de destaque para a região central do corpo, temos uma avalanche de gravatas, lenços e laços nesta temporada. Assim como nos broches, é interessante ver como cada marca adaptou a tendência ao seu público e coordenou o uso desses acessórios de acordo com o tema principal da coleção.


Essa temporada também traz novos ares para as bolsas, com formatos e materiais inovadores que tornam a categoria ainda mais interessante. Um exemplo é o trabalho da Rabanne com acrílico: por fora, a bolsa tem um formato arredondado em acrílico transparente, enquanto, por dentro, sua estrutura é cravejada de cristais, criando uma peça única. Outro ótimo exemplo é a bolsa em formato e acabamento de pérola da Alexander McQueen.




Falando em pérola, ela é um dos grandes destaques da temporada. Gosto muito de como a Chanel conseguiu reinventar esse material icônico, trazendo um ar moderno para algo que normalmente remete ao clássico. Outra marca que usou a pérola de forma completamente rocker e despojada foi a Vaquera, reforçando sua presença nesta temporada e provando que ela pode ser muito cool e versátil.









As cores do Inverno 2026 | Semana de Moda de Paris

12:40

A Semana de Moda de Paris chegou ao fim ontem, e se tem algo que ficou claro nas passarelas, é que a cartela de cores da próxima temporada veio para marcar presença. Entre tons intensos e nuances sofisticadas, algumas cores dominaram os desfiles e já dão indícios do que veremos no inverno de 2026 nas lojas e ruas europeias.




Às vezes, o mundo da moda pode ficar obcecado por uma cor e usá-la mais vezes do que deveria. Então, mesmo que já estejamos cansados dela, o vermelho segue em alta e absoluto nas passarelas francesas.

Off-White | Miu Miu | Louis Vuitton | Stella McCartney | Coperni


Outra cor que segue em alta é o burgundy, como eu já tinha comentado no post anterior. Como novidade, entram os tons que começam no magenta da Lacoste e chegam a um fundo merlot, como vemos nas coleções da Chloé e da Courregès.

Lacoste | Alaia | Chloé | Dries Van Noten | Courrèges


Outra cor nova e super invernal são os diversos tons de verde vistos nessa temporada, do menta clarinho da Chanel ao verdes médios usados pela Hermès e Dior, duas maisons que trocaram seus tons clássicos por uma paleta mais dinâmica.

Chanel | Louis Vuitton | Hermès | Dior | Dries Van Noten


Super visto nos últimos red carpets, o amarelo também foi uma das cores que prevaleceram nos desfiles de Paris. Se nos red carpets ele vinha em tom mais amarelo butter, nas passarelas ele surge em um degradê que vai do suave butter chegando até o amarelo vibrante da Givenchy.

Louis Vuitton | Alaia | Undercover | Stella McCartney | Givenchy


E para finalizar, temos o azul que funciona como uma ótima cor de transição entre estações. Os tons trabalhados por Stella McCartney, Balmain e Louis Vuitton, com um fundo acinzentado, funcionam super bem no inverno, enquanto as nuances trazidas por Alaïa e Balenciaga facilitam a abertura das pré-coleções de primavera/verão.

Stella McCartney | Balmain | Tom Ford | Alaia | Balenciaga

 




Street Style Milano Fashion Week | A febre dos casacos de pele

09:29

Ela chegou bem de mansinho e, agora que estamos no ápice do inverno europeu, só se vê casacos de pele (espero que todos sejam fake) nas ruas de Barcelona, no street style e nas passarelas de Milão e Paris. 


Também já dá para ter uma noção de que a febre seguirá até a próxima temporada de outono/inverno 2026, que corresponde à temporada atual de desfiles da Semana de Moda de Milão — encerrada na última segunda-feira — e da Semana de Moda de Paris, que finaliza a maratona de desfiles na próxima terça, dia 11 de março.

Etro | Dior | Chloé

Não sei se é porque passei um mês maravilhoso de férias no Brasil, enfrentando 40 graus de calor, e, obviamente, meu olhar na volta para o inverno ficou mais apurado, mas é impressionante o boom dos casacos de pele agora, na fase mais fria e já desgastante do inverno europeu.

Street Style | Semana de Moda de Milão @reprodução


Street Style | Semana de Moda de Milão @reprodução

Nas fotos de street style da Semana de Moda de Milão, percebe-se que a cor não é um fator tão impactante, já que absolutamente toda a cartela de tons terrosos e o preto estão em alta. Mas, nas ruas de Barcelona, é nítida a fusão da tendência dos casacos de pele com o tom burgundy — que, aliás, é a cor mais forte do nosso atual inverno.

Street Style | Semana de Moda de Milão @reprodução

Nos muitos brechós que visitei nos primeiros dias de volta à rotina de pesquisa aqui em Barcelona, chamou minha atenção a quantidade de casacos clássicos de pele em tom caramelo mesclado com preto, mas também uma parcela generosa de casacos de pele coloridos (do amarelo ao rosa). Essa versatilidade da tendência tem me despertado bastante interesse.

Street Style | Semana de Moda de Milão @reprodução

Seja em versões oversized, longas ou com acabamento teddy, eles dominam tanto os looks mais sofisticados quanto os casuais. E, ao que tudo indica, essa tendência ainda tem fôlego para durar por mais algumas temporadas.

Street Style | Semana de Moda de Milão @reprodução


 
Copyright © Lab Conteúdo . Designed by OddThemes