Camper Passeig de Grácia - Um PDV com história

Uma das delicias de ter estudado em uma cidade que respira arquitetura, era passar o dia vendo projetos na aula e depois ir caminhando por Barcelona até o hostel e no caminho ver os projetos finalizados nas lojas.



A Camper é conhecida pelos seus projetos de loja únicos, essa loja em Barcelona também conta um pouco da história da Catalunha (comunidade autônoma da Espanha).


Resgate da história

A Camper do início do Passeig de Grácia, em Barcelona, foi projetada pelo arquiteto japonês Kengo Kuma. No projeto ele revisita um elemento importantíssimo na arquitetura catalã, a Volta Catalana.

Imagem: Reprodução

A Volta Catalana

A volta catalana é uma forma de construção antiguíssima, onde os tetos são construídos com tijolos em formato curvo que formam tetos abobadados (em Barcelona, estão presentes no bairro Gótico). Pelo que eu pesquisei,  todas peças da loja foram feitas pela cerâmica Cumella, a mesma que fez os azulejos da Sagrada Família e da Casa Batlló.

Imagem: Reprodução


Um projeto único

A Camper é conhecida por criar projetos únicos para cada nova loja. Gosto muito do formato de trabalho deles entre a arquitetura e o visual merchandising, existe um cuidado na exposição. O projeto é criado de acordo com a necessidade do produto e não a necessidade do arquiteto.

Imagem: Reprodução


Exposição bem pensada

A referência a volta catalana está em absolutamente todo o espaço que é composto apenas por nichos em cerâmica crua. Mesmo assim há um cuidado ao criar nichos com alturas distintas que facilitam a exposição de produtos mais altos. Também existe um cuidado em manter um efeito visual equilibrado na exposição.

Imagem: Reprodução



Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © Lab Conteúdo . Designed by OddThemes