As capas desse mês da Vogue Itália e Portugal

Pela primeira vez na história da Vogue, a edição desse mês da Vogue Itália foi publicada sem foto de capa. No lugar de uma modelo, a capa é inteiramente branca.

Capa de Abril/2020 da Vogue Itália 


Em comunicado nessa terça-feira, dia 07 de Abril, o Editor Chefe Emanuele Farneti explica, em um texto emocionante, a decisão:

“Algumas pessoas dizem que a razão de existir da Vogue é entreter - oferecer algumas horas de diversão a quem folheia suas páginas. Eu não sei disso.

O que eu sei, como você lerá nesta edição, é que, em sua longa história, que remonta a mais de cem anos, esta revista passou por guerras, crises, atos de terrorismo. Sei que sua tradição mais nobre é nunca olhar para o outro lado (talvez o exemplo mais brilhante seja Audrey Withers, que foi editora-chefe da edição britânica durante os ataques aéreos nazistas). Porque, como observou a própria Withers, ser passivo é consentir com o status quo.

Há pouco menos de duas semanas, estávamos prestes a imprimir uma edição que estávamos planejando há algum tempo e que também envolveu a L'Uomo Vogue em um projeto duplo.

Mas falar de qualquer outra coisa - enquanto as pessoas estão morrendo, médicos e enfermeiros estão arriscando suas vidas e o mundo está mudando para sempre - não é o DNA da Vogue Italia. Assim, arquivamos nosso projeto e começamos do zero, com a intenção de fazer três coisas.

A primeira é começar a olhar além dessa turbulência e tentar imaginar um mapa do mundo que nos espera, publicando opiniões de especialistas e sem ceder à autopiedade (há e haverá muito trabalho a ser feito para perder tempo olhando nostalgicamente para trás).

O segundo é reunir nossa comunidade. Mais de 40 artistas, espalhados por todo o mundo e em confinamento total, se disponibilizaram em suas próprias casas para criar o que é efetivamente o primeiro instantâneo que uma revista de moda publicou sobre o novo mundo - todos distantes, ninguém sozinho.

A terceira é possivelmente a mais difícil: a decisão de imprimir uma capa completamente branca pela primeira vez em nossa história. Não porque houvesse falta de imagens - muito pelo contrário. Mas porque branco significa muitas coisas ao mesmo tempo.

O branco é antes de tudo respeito.
O branco é o renascimento, a luz após a escuridão, a soma de todas as cores.
O branco é a cor dos uniformes usados ​​por quem coloca suas próprias vidas em risco para salvar a nossa.
Representa espaço e tempo para pensar, bem como permanecer em silêncio.
O branco é para aqueles que estão preenchendo esse tempo e espaço vazios com idéias, pensamentos, histórias, versos, músicas e cuidados com os outros.
Branco relembra quando, após a crise de 1929, essa cor imaculada foi adotada para as roupas como expressão de pureza no presente e de esperança no futuro.
Branco representa as noites sem dormir daqueles que trabalharam nessa questão, nos dois lados do oceano e em condições complicadas. Sou grato a todos e cada um deles."

A Vogue Itália já é conhecida por seu posicionamento perante guerras e epidemias. A revista italiana já tem mais de 50 anos e passou por vários fatos históricos.
Franca Sozzani, editora da Vogue Itália de 1988 até seu falecimento em 2016 era conhecida por seus editoriais corajosos em períodos conturbados da história mundial.

Outra capa interessante desse mês foi publicada pela Vogue Portugal, mas não gerou tantos comentários como a Vogue Itália. A edição portuguesa colocou um casal de máscaras se beijando na edição desse mês:



Vogue Portugal - Abril/2020

Em texto publicado no Instagram eles explicam "Uma imagem não vale só mais que mil palavras. Vale também enquanto documento histórico. E a liberdade de 2020 vai ser reconhecível assim: confinada. Seja por quatro paredes, seja por uma máscara, sempre com uma luz que espreita pela janela de um futuro que virá melhor, e mais livre. E vai ser reconhecível hoje ou daqui a dez anos. A Vogue Portugal “Freedom on Hold” chega às bancas a 02 de abril, juntamente com o download gratuito do pdf - porque estamos juntos nisto. Mas para não perder uma edição tão especial e que ficará para a história, pode assegurar a sua cópia já em Vogue.pt/shop."


Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © Lab Conteúdo . Designed by OddThemes