6 Dicas práticas para economizar

Nunca se falou tanto em economizar e comprar com consciência, Nath Finanças e Nathalia Arcuri (com duas linhas bem diferentes) estão ai pra mostrar que mesmo antes da pandemia já estávamos buscando uma forma de manter os gastos mais controlados.
Essa semana a Nath Finanças divulgou o lançamento do seu primeiro livro pela editora Intrínseca.
Sem querer discutir formas de abordagem, mas já fazendo isso hahah, Nath Finanças me parece bem propicia em um momento onde reduzir gastos é essencial. É a hora de colocar tudo em dia.

Pensando nisso, fiz uma listinha de coisas que podem ajudar na organização nesse momento:


Ilustração: Laura Callaghan

1. Controle os gastos do cartão de crédito:

Instale o app do seu banco e controle os gastos do cartão de crédito bem de perto.
Enquanto nesse período de distanciamento social reduziremos drasticamente o número de transações de R$ 8 no uber, que somadas durante o mês facilmente viram uma conta de R$ 500, precisamos ter cuidado para não repassar essa verba pros Ifoods da vida. Então o melhor é sempre ter uma projeção de gastos com o cartão de crédito para os próximos meses e um teto limite.


Reprodução Pinterest

2. Tenha uma planilha anual de gastos

Eu sempre tive esse hábito e costumo abrir as planilhas de outros anos pra comparar meus gastos e ver se melhorei a gestão do meu dinheiro durante esse tempo. Pra algumas pessoas a estratégia de anotar tudo que gasta também dá super certo.



3. Reavalie seu consumo

É claro que em um período de isolamento social compraremos menos itens de moda, nossa rotina mudou drasticamente no último mês e com isso nossos hábitos de compra também. Esse período vai passar e precisamos reavaliar nosso consumo de forma geral.


Ilustração: Manon de Jong


4. Reavalie as empresas que você financia

Essa dica é uma dica de economia consciente, há anos participo de painéis que buscam entender o comportamento de consumo das gerações mais novas e sempre ouvimos que eles (os millennials) compram de empresas que acreditam, que nesse caso o posicionamento social da empresa leva a decisão de comprar ou não comprar de determinada empresa.
Mais importante do que comprar de pequenos produtores, é avaliar se o posicionamento de pequenas e grandes empresas estão alinhados com o que você acredita. Se antes esse era um movimento que fazia parte de uma geração, creio que com a mudança de cenário todos deveríamos fazer o mesmo.


Reprodução: Meg & Meg


5. Planeje suas compras

Pra não correr o risco de comprar por impulso, faça uma listinha de coisas que precisa comprar e avalie a prioridade de cada uma. Lembrando que o parcelamento só vale a pena se não tiver juros :)
Essa dica vale também para a lista de supermercado, pra não correr risco de estocar comida ou só comprar besteira, tenha uma listinha de supermercado.

Ilustração: Mônica Ramos


6. Pesquise cupons 

Depois de planejar as compras, pesquise cupons para as lojas que você pretende fazer a compra.
O Cupom Válido é um site que concentra vários cupons (a listagem de lojas é enorme) em um só lugar, alguns lugares dão desconto na primeira compra e outros de acordo com o valor da compra.



Fiz uma listinha de cupons ótimos para esse momento #ficaemcasa


www.cupomvalido.com.br


Evino - https://www.cupomvalido.com.br/desconto/evino/

Magazine Luiza - https://www.cupomvalido.com.br/desconto/magazine-luiza/

Wine - https://www.cupomvalido.com.br/desconto/wine/

Udemy - https://www.cupomvalido.com.br/desconto/udemy/

Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © Lab Conteúdo . Designed by OddThemes