Visual Merchandising - A experiência de estudar na Europa


Eu sempre quis fazer um curso de Visual Merchandising fora do Brasil, minha profissão é relativamente nova e existe uma certa dificuldade em encontrar cursos na área para quem já trabalha na profissão.
Espanha e Portugal são considerados berços do Visual Merchandising e por isso, sempre que pensava em estudar fora eram esses dois países que me atraiam.



A maior dificuldade é encontrar informações sobre as escolas e cursos, passei muitos anos olhando sites como o Universia e sonhando com a oportunidade de escolher uma boa escola para estudar. Também procurava artigos em blogs de VM e Moda, mas o máximo que encontrei foram listagens de escolas com cursos de VM e nunca como era a experiência de fazer esses cursos.
Foi então que em Maio desse ano eu decidi que ia usar minhas economias para realizar esse sonho, pesquisei todos os cursos de verão (Julho na Europa) e por fim, escolhi a escola que eu sempre quis estudar.

P.S.: No final do post listo todas as escolas que oferecem cursos de Visual Merchandising na Europa.


A Ártidi Escuela Superior é uma escola de visual merchandising e vitrinismo que fica em Barcelona, além dos cursos de verão e inverno (intensivo de curta duração), eles também tem os Masters e Postgrados (cursos de média e longa duração).
A equipe toda da Ártidi é muito querida e o espanhol deles é bem leve e fluido, então os contatos inicias são bem tranquilos. Conversei com eles por telefone e e-mail, para fazer o curso é necessário pagar a taxa de matricula com antecedência pelo site da escola (com cartão de crédito internacional). O restante deve ser pago através de transferência bancária até o início do curso, ou na escola com cartão.




Eu achei importante chegar em Barcelona alguns dias antes do curso e me ambientar com a cidade e o idioma (antes eu estava em Paris e sabia que precisaria de um tempo pra girar a chave entre tentar me comunicar em francês e entender um curso inteiro em espanhol).
Meu primeiro dia de curso ainda assim, foi bem complicado. Minha turma tinha todos os tipos de espanhol possíveis (colegas da Argentina, México, Colômbia, Rússia (que morava nas Ilhas Baleares) e da Espanha (de Zaragoza e Barcelona) e eu era a única brasileira. A impressão que eu tinha era que ninguém ia me entender durante a semana toda, mas conforme os dias foram passando eu fui ficando mais a vontade.



No intensivo que eu escolhi, o foco do curso são os KPI's (indicadores de performance) no Visual Merchandising. No Brasil essa é a parte mais complicada nos setores de VM, criar indicadores que mensurem os resultados de uma exposição ou de uma vitrine bem feita. Então resolvi que daria foco em entender como os europeus mensuram as ações de VM e deixaria a parte criativa de lado (a segunda semana é focada em criação de vitrines).
Também fizemos uma visita guiada ao shopping Glòries (que fica próximo a escola no Pobleneu, um bairro com pegada bem industrial igual a Ártidi). Esse shopping tem uma área externa super bonita, conta com uma loja da Uniqlo, da Hema (amo) e um supermercado com produtos ecológicos chamado Veritas. Nessas visitas as fotos são sempre muito ruins (a maioria dos shoppings não deixa tirar foto), mas como a comunicação visual desse supermercado é muito legal resolvi postar fotos ;)


Shopping Glòries - Veritas 

Com comunicação visual limpa e com curadoria, achei toda a exposição do Veritas lsuper clean (fonte da comunicação e exposição). Só morri de vontade de trocar as caixas de frutas de papelão por caixas de frutas de madeira, e direcionar a iluminação para as frutas.


Shopping Glòries - Veritas

Falando em iluminação, não tem como não postar uma foto da perfeita Rituals <3


Shopping Glòries - Rituals

Os catalães são um povo muito querido e agradável, além disso meus professores eram muito pé no chão e por diversas vezes expuseram a realidade da profissão de visual merchandiser pós-crise européia. Me mostraram que o VM na Espanha tem zero glamour e que devemos ser criativos, mas também essencialmente comerciais e responsáveis pela estratégia em todos os pontos de contato com o cliente.



Além de todo conhecimento do curso, um dos meus grandes aprendizados diz respeito a como encaramos o oficio de criadores de experiência na vida das pessoas e como precisamos deixar o ego de lado e nos assumirmos como profissionais criativos + entregadores de resultados.
Um dos meus professores (que também dá aula na Bau) quase me levou as lagrimas quando falou no final do curso que nosso proposito tem menos a ver com moda e mais com "deixar nossas ruas mais bonitas e dar vida aos lugares".

Lista de escolas que possuem cursos de Visual Merchandising:

Barcelona

Ártidi Escuela Superior de Visual Merchandising y Escaparatismo - www.artidi.com/es

BAU - Design College of Barcelona - www.baued.es/

Elisava - Escuela Universitaria de diseño - www.elisava.net/es

IED Barcelona - Instituto Europeu de Design - iedbarcelona.es/

LCI - Escuela de Diseño de Barcelona - www.lcibarcelona.com/


Granada

Escuela Arte Granada - www.escuelaartegranada.com/


Madrid

Aranda - Escuela de Diseño y Creatividad - arandaformacion.com/

IED Madrid - Instituto de Design Europeu - iedmadrid.com

DMAD - Escuela de Diseño de Madrid - www.dmad.es

Kroomdos - Escuela de Diseño de Moda - escuelademoda-kroomdos.com/


Lisboa

IADE - UE Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação - www.iade.europeia.pt

Escola de Comércio de Lisboa - escolacomerciolisboa.pt/

Milão

Istituto Marangoni - www.istitutomarangoni.com 

IED Itália (cursos em várias cidades) - www.ied.it


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