Como planejar uma Eurotrip

13:16

Começo dizendo que se você procura uma viagem luxuosa, esse post não vai te ajudar muito rsrs
Fiz toda a minha eurotrip gastando super pouco porque a finalidade dela era estudar Visual Merchandising em Barcelona. Então eu optei por visitar outros países/cidades, mas com o orçamento curtíssimo.



Passagem: Minha viagem foi planejada com pouco tempo (resolvi fazer o curso em Barcelona no início de Maio e parti rumo a Europa dia 25 de Junho). Com pouco tempo, comprei a passagem onde estava menos cara e foi direto no site da Tap. Pesquisei bastante e descobri que pro período que eu queria, era vantajoso comprar a passagem como "múltiplos destinos":

Ida : Porto Alegre - conexão em Lisboa - Orly (Paris)
Volta: Madrid - conexão de uma noite em Lisboa - Porto Alegre

Planejamento:  Meu curso começava em Barcelona no dia 01/07 e eu queria chegar uns dias antes pra me ambientar a cidade e ao idioma, então calculei os dias baseada nessa data, no custo de hospedagem de cada lugar e no curso da passagem pra cada trecho.

Transporte entre Países/Cidades: Pesquisei no site da Omio (ex Go Euro), lá você consegue visualizar todas as opções de deslocamento buscando os trechos que quer fazer e consegue comprar o valor X tempo de viagem. Acabei comprando as passagens diretamente no site de cada empresa e também optei por fazer todos os trechos dentro da Europa de ônibus.
Como deixei pra última hora, os trens estava bem caros e as estações de ônibus eram mais centrais do que os aeroportos e eu não me preocupei com o tempo de cada viagem porque curto pegar estrada.



Paris - Barcelona: Ouibus (ônibus da blablabus entre Paris e Montpellier, e da Oui entre Montepelier e Barcelona) por 37,98 euros
Barcelona - Lisboa:  Flixbus  (ônibus direto) por 19,99 euros
Lisboa - Lagos: Rede Expressos  (a única passagem que eu não comprei antes de sair do Brasil) Comprei em Lisboa um dia antes por 19,00 euros
Lagos - Sevilha: Alsa (parou em várias cidades) por 15,00 euros
Sevilha - Madrid: Socibus (parou em algumas cidades) por 25,45 euros

Hostels: Como fiquei quase um mês na Europa, precisava de hotéis bem baratos e por isso optei por me hospedar em hostel. Viajei sozinha e por isso também era uma ótima opção, já que queria conhecer gente nova e ficar bem localizada sem gastar muito. Falo sobre os hostels que escolhi nesse post aqui.




Roteiro: Criei um mapa no Google para cada cidade, assim consegui otimizar o tempo olhando as atrações próximas e esses mapas também foram fundamentais pra eu entender em qual bairro me hospedar e em qual estação de ônibus eu deveria comprar a passagem.
Paris, Lisboa e Madrid foram as únicas cidades que precisei pegar metrô ou ônibus para fazer o trajeto de chegada (aeroporto/estação até hostel). O restante foi feito a pé!



Bagagem:  Minha passagem do trecho Brasil - Europa não dava direito a despachar malas, então tive que me virar com os 8kgs permitidos pela Tap para levar como mala de bordo. Lavando em consideração que eu fui no Verão, a tarefa é bem mais fácil do que deve ser no Inverno. Farei um post sobre como montar uma mala de viagem pequena, mas por hora, a dica é levar uma mala de rodinha. Isso me ajudou muito a andar os trajetos estação - hostel sem cansar.
Outra alternativa é comprar a ida sem bagagem despachada e a volta com bagagem despachada (e comprar uma mala na viagem, na Primark tem várias opções baratinhas).

Transporte dentro das cidades: Eu amo caminhar, em dois dias em Paris caminhei 51km e é assim que eu curto mais as minhas viagens. Mas em alguns trajetos em Paris, Barcelona e Lisboa optei por ir de metrô. Na Europa é importante garantir que os bilhetes de metrô foram validados e não joga-los fora até o final da viagem (a multa pra quem viaja sem pagar ou se desconfiarem disso é cara).


Metrô em Paris

Alimentação: Com um calor de 40 graus em algumas cidades, comer não foi meu foco. Sai do Inverno de Porto Alegre e cheguei nos dias mais quentes de Paris, então optei por frequentar bastante o supermercado das cidades que visitei.

Paris: Franprix, Carrefour e Sorveteria Amorino (em Paris notei que o preço dos supermercados oscila conforme o bairro).

Barcelona: Mercadona, Alcampo (um super mercado enorme dentro do Diagonal Mar Shopping). Timesburg

Lisboa: Pingo Doce, Time out market

Lagos: Pingo Doce

Sevilla: Supermercado do El Corte Ingles

Madrid: Mercado de San Miguel, Tapas Tapas, Supermercado do El Corte Ingles


Mercado San Miguel - Madrid


Seguro viagem: É obrigatório em toda a Europa, foi a última coisa que resolvi da viagem. Comprei ele poucos dias antes da viagem pelo site Seguros Promo. Comprei o da Assist Card AC 35 EUROPA + TELEMEDICINA por R$ 243,00 e graças a Deus, não precisei usar.

Imigração: Meu voo saia de Porto Alegre e tinha conexão em Lisboa, então a imigração aconteceu em Lisboa. Imprimi todos os comprovantes de passagens, estadia e do curso e mantive em uma pasta na minha bolsa, mas ninguém me pediu para ver nada além, lógico, do passaporte.


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Subscribe